sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lombo de Porco Recheado com Ameixas Pretas


Ingredientes:

600 g de lombo de porco limpo
8 ameixas pretas, sem caroço
1 colher (chá) de flor de sal
Pimenta preta acabada de moer q.b.
1 ramo de alecrim
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sumo de 1 laranja
Fio de cozinha

Ingredientes para o Puré de Maçã:

4 maçãs reineta
2 cravinhos
1 casca de limão
1 dl de água

Confecção:

Aqueça o forno a 180ºC. Corte o lombo ao meio de modo a obter um bife grande. Espalhe sobre ele as ameixas, feche de novo o lombo, ate-o com o fio de cozinha e disponha-o numa assadeira. tempere com flor de sal e pimenta, o alecrim, os alhos descascados e esmagados, o azeite e o sumo e a casca da laranja. Leve a carne ao forno durante 45 minutos, virando-a uma vez por outra e regando-a com o próprio molho.

Confecção do Puré:

Descasque a maçã, corte-a ao meio, limpe-a de sementes e corte-a em gomos grossos para um tacho. Junte-lhes os cravinhos, a casca do limão e a água. Tape e deixe ferver durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, elimine os cravinhos e a casca de limão e reduza tudo a puré. Reserve em local quente. Quando o lombo estiver assado, retire-o do forno e sirva-as com o puré de maçã. Acompanhe com massa ou arroz integral.

Nota: A carne de porco fresca e magra é rica em substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do organismo. é uma boa fonte de proteínas de alta qualidade e vitaminas do complexo B.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Risotto de Espargos e Cogumelos


Ingredientes:

4 espargos verdes frescos
1 chalota
2 dentes de alho
200 g de cogumelos Paris
100 g de cogumelos pleurotos
50 g de cogumelos portobello
240 g de arroz para risotto
1 colher (chá) de Flor de sal
1 dl de vinho branco seco
20 g de manteiga
40 g de queijo parmesão
1/2 colher (café) de pimenta de moinho
Azeite q.b.


Confecção:

Corte a base dos espargos, pele-os e escalde-os em água abundante durante 5 minutos. Reserve a água da cozedura. Aloure a chalota e o alho finamente picados em azeite. Junte metade dos cogumelos laminados e deixe saltear. Adicione o arroz, uma pitada de flor de sal e envolva tudo. deixe o arroz ficar transparente. Adicione um pouco do caldo da cozedura dos espargos. Quando evaporar, refresque com um pouco de vinho branco e deixe ferver. repita este processo mais 3 vezes. Junte os restantes cogumelos e os talos de espargos laminados, reservando as pontas. Tempere com mais uma pitada de flor de sal. Deixe cozer e junte mais um pouco de caldo, mexendo sempre. Após cerca de 15 minutos de cozedura, adicione a manteiga e o queijo parmesão, ralado no momento. Envolva e rectifique os temperos. Finalize com pimenta de moinho e decore com as pontas dos espargos.

Nota: Prato rico em ferro, fósforo, selénio, vitaminas B1, B2 e B3 e excelente fonte de cobre e ácido fólico.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sopa de Cação



Ingredientes:

1,5 litro de água
600 g de postas de cação em postas
Um ramo de coentros
1 colher (sopa) de massa de pimentão
300 g de pão fatiado
Flor de sal e pimenta q.b.

Confecção:

Leve um tacho ao lume com água temperada com flor de sal e deixe ferver.  Quando a água ferver, coloque nela o cação para cozer.  Depois de cozido, retire o peixe do lume e da água; reserve.  Deixe reduzir o caldo com algumas folhas de coentros e a massa de pimentão.  Coloque o pão e o cação nos pratos e regue com o caldo.  Decore com algumas folhas de coentros e sirva esta sopa bem quente.

Sugestão:  Adicione ao caldo, um ramo de ervas aromáticas, a parte verde do alho francês e duas folhas de louro.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Salada de Tofu com Tomate-Cereja


Ingredientes:

200 g de tofu
Limão (sumo)
100 g de tomate-cereja vermelho
100 g de tomate-cereja amarelo
1 embalagem de alfaces mistas
1 raminho de hortelã
Azeite, vinagre, sal e pimenta q.b.

Confecção:


Corte o tofu em pedaços e deixe-os marinar durante alguns minutos num recipiente com o sumo de limão, azeite, vinagre, sal e pimenta a gosto.  Corte os dois tipos de tomate ao meio, envolva-os com o tofu e reserve-os.  Disponha as alfaces numa saladeira e sobreponha-lhe a mistura de tomate e tofu.  Sirva a salada decorada com hortelã.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sardinhas Assadas


Ingredientes:

1 pepino
2 cebolas
4 tomates
2 pimentos vermelhos
2 pimentos verdes
1,2 k de sardinhas
1 raminho de salsa
Flor de sal e azeite q.b.

Confecção:


Retire parte da casca do pepino e corte-o às rodelas.   Corte de igual forma a cebola e o tomate em cubos. Coloque os legumes num recipiente e guarde-os no frigorífico.   Disponha uma grelha sobre o lume e asse os pimentos. Depois de bem assados, coloque-os num saco de plástico e feche-o bem.   Espere um pouco até a pele começar a soltar-se e, com o auxílio de uma faca, retire-a.   Corte-os grosseiramente e reserve.   Polvilhe as sardinhas com flor de sal e grelhe-as de ambos os lados.   Disponha numa travessa grande o pepino e o tomate em volta, os pimentos ao meio e as sardinhas por cima.   Acompanhe com batata nova, cozida com pele. Sirva de imediato.   Decore com raminhos de salsa temperada com sal e azeite a gosto.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Sopa de Feijão-Frade com Agrião



Ingredientes:


3 dentes de alho
1 cebola média
4 colheres (sopa) de azeite
1 nabo pequeno
300 g de folhas de agrião
1 curgete média
1 frasco de feijão-frade (400 g)
1 litro de água
Flor de sal q.b.


Confecção:

Descasque os dentes de alho e a cebola, corte-os em pedaços e deite numa panela. Junte o azeite, tape e leve a cozinhar sobre lume brando. Descasque o nabo, corte-o em cubos pequenos, junte-o à cebola e volte a tapar a panela. Escolha um punhado de folhas de agrião e ponha-as de parte. Deite os pés e os restantes agriões na panela, junte também a curgete, cortada em pedaços pequenos e com a pele. Adicione metade do frasco de feijão-frade e a água a ferver. Tape a panela e deixe ferver cerca de 20 minutos (ou até os legumes estarem macios). Triture os legumes com a varinha mágica até obter um puré, tempere com uma pitada de flor de sal e adicione o feijão reservado e as folhas de agrião. Deixe ferver mais 10 minutos, destapado e sobre lume brando.

Nota: Rica em vitamina C e excelente fonte de carotenóides.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bacalhau com vinho tinto


Ingredientes:

3 cebolas em rodelas finas
6 dentes de alho em rodelas finas
3 colheres (sopa) de azeite
350 g de juliana de lombarda e cenoura
30 g de sultanas ou passas sem grainhas
0,3 dl de vinho tinto
Flor de sal q.b.
Pimenta q.b.
1 colher (sobremesa) de colorau
400 g bacalhau demolhado (lombos)
400 g de batatas cozidas em cubos
30 g de amêndoa laminada e levemente torrada

Confecção:

Coloque as sultanas de molho no vinho tinto. Aqueça o azeite em lume brando num tacho e junte os alhos e as cebolas. Adicione a juliana de lombarda e cenoura e deixe cozinhar até a couve amolecer. Junte as passas e o vinho tinto e tempere com sal, pimenta e colorau. Tape e deixe ferver suavemente durante 10 minutos. Adicione o bacalhau demolhado, volte a tapar e deixe ferver mais 6 a 8 minutos. Descasque as batatas, corte-as em cubos, lave-os e leve-as a cozer em água temperada com sal e um fio de azeite. Na altura de servir, polvilhe o bacalhau com amêndoa laminada levemente torrada e acompanhe com as batatas e os legumes.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vitela no Tacho com Cenoura e Alho-Francês


Ingredientes:

400 g de vitela limpa (em cubos=
1 colher (chá) de Flor de sal
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média
2 dentes de alho
1 folha de louro
3 colheres (sopa) de vinho branco (0,5 dl)
Água q.b.
200 g de cenoura
200 g de alho-francês (parte branca)
200 g de tomate
1 raminho de hortelã fresca

Confecção:


Leve ao lume a vitela cortada em pequenos cubos e temperada com flor de sal, em azeite quente. Adicione a cebola e os alhos picados juntamente com o louro. Deixe estufar uns minutos e refresque com vinho branco. Junte um pouco de água e deixe estufar lentamente. Entretanto, aloure a outra cebola em azeite aromatizado com alho e louro. Quando a carne estiver quase pronta, junte a cenoura em cubos. Passados 5 minutos, junte o alho-francês em lâminas compridas. Adicione o tomate em cubos e deixe estufar mais um pouco. Para finalizar, junte o raminho de hortelã. Envolva tudo e rectifique temperos. Sirva a carne com os legumes e acompanhe com arroz.

Nota: Uma refeição ric em ferro, zinco e vitaminas C e de complexo B (B3, B6, B12 e ácido fólico), e excelente fonte de betacaroteno.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Espetadas de Frango com Limão


Ingredientes:

4 peitos de frango, desossados e sem pele
1 colher (chá) de coentros moídos
2 colheres (chá) de sumo de limão
300 ml de iogurte magro natural
1 limão
2 colheres (sopa) de coentros frescos, picados
Óleo vegetal (ex: de girassol, de soja, de prímula, de gérmen de trigo ou azeite), para pincelar
Sal e pimenta

Confecção:

Corte o frango em pedaços de 2,5 cm e deite-os numa travessa não metálica e pouco funda. Adicione os coentros, o sumo de limão, o sal e a pimenta a gosto e 4 colheres de iogurte ao frango e misture bem. Tape e leve ao frigorífico pelo menos durante 2 horas, de preferência de um dia para o outro. Para fazer o iogurte de limão, descasque e descaroce o limão e pique-o bem. Junte-o ao iogurte com os coentros frescos. leve ao frigorífico até ser necessário. Enfie os pedaços de frango em espetos. Unte a grelha com óleo e grelhe no churrasco durante cerca de 15 minutos, regando com o molho. Transfira as espetadas para pratos individuais e guarneça de limão e folhas de alface. Sirva com o iogurte de limão.

Sugestão: Estas espetadas são deliciosas se forem servidas sobre uma cama de espinafres branqueados e temperados com sal, pimenta e noz-moscada.

Dica: Estes óleos existem em spray. Cozinhe e tempere com gorduras polinsaturadas ou monoinsaturadas. Não utilize as gorduras de origem animal como as manteigas, margarinas ou as banhas, nem os óleos de amendoim e de coco.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Perca com Manjericão


Ingredientes:

1,2 k de batata
3 dentes de alho
2 folhas de louro
1,2 k perca
1 dl de azeite
1 ramo de manjericão
Sal e pimenta q.b.

Confecção:

Coza as batatas com a pele, cortadas ao meio, juntamente com os dentes de alho esmagados e o louro. Depois de descongeladas, tempere as postas de peixe com sal e pimenta. Frite-as no azeite e retire-as para um prato. Junte à gordura da fritura o manjericão picado; aqueça um pouco o molho obtido e verta-o sobre as batatas e o peixe.