sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lombo de Porco Recheado com Ameixas Pretas


Ingredientes:

600 g de lombo de porco limpo
8 ameixas pretas, sem caroço
1 colher (chá) de flor de sal
Pimenta preta acabada de moer q.b.
1 ramo de alecrim
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sumo de 1 laranja
Fio de cozinha

Ingredientes para o Puré de Maçã:

4 maçãs reineta
2 cravinhos
1 casca de limão
1 dl de água

Confecção:

Aqueça o forno a 180ºC. Corte o lombo ao meio de modo a obter um bife grande. Espalhe sobre ele as ameixas, feche de novo o lombo, ate-o com o fio de cozinha e disponha-o numa assadeira. tempere com flor de sal e pimenta, o alecrim, os alhos descascados e esmagados, o azeite e o sumo e a casca da laranja. Leve a carne ao forno durante 45 minutos, virando-a uma vez por outra e regando-a com o próprio molho.

Confecção do Puré:

Descasque a maçã, corte-a ao meio, limpe-a de sementes e corte-a em gomos grossos para um tacho. Junte-lhes os cravinhos, a casca do limão e a água. Tape e deixe ferver durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, elimine os cravinhos e a casca de limão e reduza tudo a puré. Reserve em local quente. Quando o lombo estiver assado, retire-o do forno e sirva-as com o puré de maçã. Acompanhe com massa ou arroz integral.

Nota: A carne de porco fresca e magra é rica em substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do organismo. é uma boa fonte de proteínas de alta qualidade e vitaminas do complexo B.

Sem comentários:

Enviar um comentário